terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DESIGN E CULTURA

Quando digo que por cá, há muito poucos a saber quem são alguns dos maiores designers, reconhecidos internacionalmente, é porque infelizmente Portugal não tem (ainda) uma cultura artística desenvolvida, nestas áreas. 
No caso do Design, que balança entre os aspectos artísticos e os comerciais/industriais só há pouco mais de 10 anos, com a Experimenta se começou a considerar este território digno de alguma atenção por parte dos círculos da cultura.
Verificamos que mesmo as classes mais instruídas vivem em casas conservadoras que reflectem uma total falta de informação acerca de tudo o que aconteceu durante o século XX no que diz respeito à forma como habitamos. Atrevo-me a imaginar que se perguntassemos aquele conhecido comentador de televisão que discorre fluentemente sobre qualquer assunto das diversas áreas da política, cultura e sociedade, quem foi Charlotte Perriand 




não saberia responder. O mais grave, nesta minha fantasiosa e talvez injusta suposição é que provavelmente não consideraria a sua ignorância preocupante. Pelo menos não tão grave como se desconhecesse um compositor de ópera ou um qualquer escritor romântico do séc. XIX. Por motivos que me custam a atingir, a forma como vivemos em nossas casas é um assunto menor e as pessoas que se preocupam com isso... também não são muito "grandes". 
Sendo assim, eu... que orgulhosamente me interesso por estes assuntos "menores", aqui estou a dar a minha modesta contribuição para que se conheçam um pouco melhor os "filósofos" que nos puseram todos a pensar profundamente acerca do que é uma cadeira.
Mais sobre eles durante a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário