segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

OPEN HOUSE

Olá a todos! Bom ANO! Depois destas férias do blog, em que, no meu caso, foram mais para trabalhar aqui do que para descansar, cá estamos de volta. Hoje é dia de mostrar casas e nada melhor do que abrir o ano com uma "casa aberta". Esta vem do outro lado do mundo, da Australia e trata-se de um mix entre uma verdadeira casa e um showroom, uma decoração temporária, criada pela equipa do blog The Style Files. Anualmente deitam mãos à tarefa de criar um ambiente, a partir do zero, onde tudo está para venda. Envolve a colaboração de 70 designers e artesãos locais que ali colocam as suas peças e muita criatividade. O público adere e faz-se fila à porta para visitar. Pela minha parte adoraria um dia entrar na fila para vistar uma destas maravilhosas produções. Venham ver também:



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

JÁ ESTOU NO FACEBOOK

Bom dia! Aqui estou para vos desejar um bom dia, com a loja já a funcionar em pleno. Ou melhor... quase em pleno, há muito ainda para desenvolver. Para já, a página de facebook está criada para quem quiser acompanhar as novidades da loja, dia a dia.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PRONTA

Finalmente a loja ficou pronta! A fachada, se bem se lembram, estava degradada, recuperei-a mantendo todo o carácter da época, mas actualizei-a pintando a porta e a montra num tom de cinzento um pouco mais escuro. Na verdade apetecia-me pintar a porta de azul, como todas as que inicialmente, na década de trinta, deram nome ao bairro onde me encontro. No entanto, este edifício, dos anos 50/60, já tinha abandonado essa regra e as portas aqui são cinzentas. Sendo assim, a minha cinzenta continuou, não pretendo ser multada por alteração da fachada, mas atrevi-me a subir um pouco a tonalidade da velha porta de ferro. 
Quanto ao nome escolhido, achei que tinha de ser azul e depois de muito pensar, acrescentei-lhe o número da porta e decidi-me: AZUL36. Parece uma referência de cor, o que de alguma maneira se relaciona com a minha actividade e assim ficou. Agora que já sabem o bairro e o número da porta, só precisam de saber o nome da rua. A morada completa é esta: Rua Fialho de Almeida, nº36F, no Bairro Azul, ao lado da farmácia e em frente ao SAMS.


Vejam agora a montra em zoom: tenho muitas surpresas, como os fios eléctricos coloridos (do lado direito da imagem) de que todos gostamos e não sabiamos onde comprar. Agora já os temos em Lisboa e de todas as cores! Aliás a minha ideia é ter todas aquelas coisas que nos encantam quando navegamos pela internet e que por cá não se encontram. Muitas já estão encomendadas e a caminho. 
E é isto! Podia continuar aqui a enumerar todas as ideias que tenho para desenvolver, mas por hoje acho que já chega. Desejem-me sorte!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

QUASE, QUASE...

Muito rapidamente, que o meu tempo não dá para mais, aqui fica outra espreitadela para o interior da  loja. Pelo estado de desarrumação percebem porque não tenho aparecido por aqui, há muito para fazer. Amanhã finalmente estará tudo a postos para a abertura da porta. Resolvi só fazer a inauguração oficial em Janeiro, com a loja mais composta, pois estou ainda à espera que cheguem algumas encomendas e quero testar o funcionamento primeiro. Nessa altura os leitores do blog estarão todos convidados para aparecer. Quem não resisitir a visitar a loja antes dessa data, pode fazê-lo a partir de amanhã e terá direito a um desconto especial de amigo! Basta dizer que vêm daqui :-)
Amanhã publico a morada, o horário e todas as informações necessárias para lá chegar!




sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A MINHA LOJA AZUL

Caros amigos, desculpem a ausência! Aqui estou de novo com notícias da minha loja. Já consigo anunciar a data de abertura. acontecerá no próximo dia 12! Tenho estado por lá, a acompanhar as obras e a ajudar também. Deixo-vos algumas imagens, do meu balcão recuperado. Era um antigo móvel de casa-de-banho que me foi dado por uma amiga, pertencia à sua avó. Tem estado guardado à espera de um novo destino. Pelas suas medidas, será o balcão perfeito para a minha mini-loja. Resolvi decapar toda a tinta com uma pistola de ar quente, sempre preferível aos decapantes químicos. Acaba por ser divertido, ver a tinta a borbulhar e depois sair inteirinha, deixando visível a madeira intacta. Depois de bem lixada fica pronta para receber o acabamento pretendido, com cera, verniz, ou nova pintura. Neste caso resolvi  pintar a parte inferior, uma vez que as zonas mais trabalhadas como os pézinhos se tornam dificeis de lixar e remover a tinta. Como gosto desta tendência Dip-in, ficou mesmo ao meu gosto. Falta dar um pouco de cera na parte de cima e está pronto. Que dizem? Na parede do fundo, papel de parede com padrão Orla Kiely, que terei à venda por lá e que também adoro. Mais imagens durante a semana.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

E O SONHO COMANDA A VIDA...

Aqui há uns tempos anunciei-vos o lançamento de uma loja virtual. Na verdade tenho-a pronta, só falta referenciar os produtos e pô-la online. A parte complexa que envolve programação  está feita, mas nunca consegui acreditar suficientemente nessa forma de venda para me dedicar a fazer o que faltava. Na verdade o que eu queria era uma loja verdadeira, mas neste contexto económico achei uma loucura fazer grandes investimentos e resolvi tentar essa alternativa menos arriscada que ainda hoje espera ver a luz do dia. O desejo de um dia ter um espaço meu, continuava cá... hibernado.
Já vos tenho dito que acredito no poder do pensamento e na capacidade de fazer coisas acontecer, mas o que vos vou contar, surgiu de forma tão inesperada que até a mim me surpreendeu. Não procurei, não visitei espaços, não avaliei localizações, apenas mantive acesa uma esperança de que um dia teria uma  loja e continuei no meu dia-a-dia, sem pensar muito nisso. Foi então que esta me caiu nos braços, com as melhores condições possíveis, numa das melhores zonas da cidade e detentora do nome mais poético que existe: o Bairro Azul. A loja que finalmente vou abrir ao público (SIM!!!) pertencia ao pai de uma amiga. Aí trabalhou com a sua mulher durante 50 anos. Mas com o tempo e a idade a pesar, a velha loja ia ficando cada vez mais abandonada.

A primeira vez que visitei o espaço, o antigo "estabelecimento de estofos e cortinados", estava em fase de desmantelamento. Tinha um piso térreo, com a largura exacta de uma porta e uma montra, uma pequena cave e ainda uma zona de arrumos em cima. O estado em que se encontrava seria assustador, para qualquer pessoa.

Como consigo perceber as potencialidades de um espaço e também tenho a sorte de trabalhar com óptimos profissionais que conseguem pôr em prática todas as minhas ideias, estamos neste momento, a cerca de duas semanas da inauguração com as obras muito bem encaminhadas. Foi tudo tão rápido e inesperado que nem me apercebi que estava a realizar um sonho antigo. Só quando levei a minha mãe para conhecer o espaço numa das visitas à obra e a ouvi dizer-me "Mas isto foi o que tu sempre quiseste!!!" é que me caiu a ficha. Sonhar é bom e vale a pena!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UMA CASA CHEIA DE LUZ

via
Há casas que mesmo que as encontre num site japonês, reconheço logo a sua origem. São casas que têm a chancela inconfundível da EL MUEBLE. Algo na forma como os espaços são produzidos para a fotografia, com as mantinhas sempre no mesmo sítio, a toalha sobre o lavatório que dá profundidade ao plano, as cores irrepreensivelmente a condizer. Diz-se que ter estilo é conseguir fazer bem sempre a mesma coisa. Pois neste caso fizeram-no, apesar da repetição exaustiva do violeta nos acessórios me deixar sentimentos misturados. Gosto da cor, mas esta utilização parece-me algo excessiva e monótona. De qualquer forma, adorei a arquitectura da casa e a sua luz, as soluções inteligentes, a unidade cromática dos revestimentos. Ao contrário do que disse para os acessórios, neste caso faz sentido a repetição do verde-cinza, pois cria uma base onde quaisquer variações de acessórios ficarão bem.
Esta seria definitivamente uma das casas para onde me mudava já hoje, e não precisaria de alterar quase nada. Quase...