terça-feira, 13 de março de 2012

ÉTICA DO BLOG

 produção fotográfica Sofia Pinheiro, fotografia José Miguel Figueiredo para a revista Ideias

Faço sempre questão de referir onde encontrei esta ou aquela imagem e agora o pinterest ajuda-me nesse processo, mas ainda assim tenho imagens mais antigas guardadas sem ter registado a fonte. Nesse caso podemos recorrer ao TinEye ou simplesmente escrever o nome da imagem, entre aspas, com a respectiva extensão no campo de pesquisa do Google.
Falo nisto  porque fui parar, por acaso, a um blog em que vi, com surpresa, esta imagem.  Como a fonte não vinha referida, não imagino onde a autora do blog a encontrou, mas na verdade este tapete foi fotografado em Sintra, numa produção minha para a Ideias e não imagino como terá ido parar à internet, dado que nunca a publiquei. Provavelmente, foi digitalizada directamente da revista... De qualquer forma, quem quer que a tivesse visto, nesse blog, ficou sem saber nada da sua origem e sem ter acesso, por exemplo, a mais algumas imagens do resto desta casa, tão simpática e colorida que agora partilho convosco.
 

2 comentários:

  1. Enfim, sem comentários...

    Sobre o Pinterest, sabes algo acerca disto?
    http://www.knoed.com/thewindowseat/pinterest-change-your-terms-or-were-leaving/
    O que pensas?

    Beijos,
    Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha ouvido qualquer coisa, mas ainda não me tinha debruçado a sério sobre o assunto. Pela leitura do link que me enviaste, dá que pensar e vou ter de pedir uma opinião jurídica. Julguei que os direitos de autor seriam salvaguardados pelo facto da fonte ser sempre referida e em última análise, funcionar como divulgação, que é obviamente o que pretende quem coloca o seu trabalho na internet. Quem não autoriza que se retirem imagens, tranca o site para o pinterest, quando tentamos o Pin It aparece a mensagem de que não há imagens naquela página e ficamos entendidos. Quanto aos outros pressupomos que não se importam.
      Por isso... não sei, vou perguntar a quem percebe de leis e depois digo-te. Beijos!

      Eliminar