segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TONS ESCUROS. QUEM SE ATREVE?


Stella Nicolaisen Via Decor 8
imagem livingetc
imagens Argile

Para quem gosta de trazer algum drama para o ambiente e não tem medo de arrojar, os tons escuros estão na ordem do dia. O que me agrada nestas imagens é o facto de ser a côr a criar impacto no ambiente. É um truque a utilizar quando se tem poucos móveis, numa fase transitória de vida ou quando há poucos meios. Aqui vemos um arrojado cinzento antracite muito actual, mas um tom mais claro, utilizado de forma envolvente em paredes, portas, janelas e objectos, pode causar o mesmo efeito de unidade no ambiente. Estou a pensar numa gama de tons pastel, mais "aceitável" e suave. Mas se houver luz natural suficiente, porque não arriscar?


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ARRUMAÇÃO À VISTA


Como já disse anteriormente, sou adepta de uma decoração sem excessos. Isso não significa, de maneira nenhuma, um estilo minimalista e frio. Alguns objectos utilitários deixados à vista podem ser uma forma de personalizar o ambiente. Neste caso, é importante haver algum critério na escolha e a repetição de um determinado item, como se de uma colecção se tratasse, resulta sempre. Vejam-se as tábuas na bancada da cozinha, as chávenas e as malas e malinhas colocadas num simples suporte em aço, das imagens de Polly Eltes. Quanto ao quarto, da mesma fotógrafa é um excelente exemplo de como uma decoração feita de "nada vezes nada" pode resultar tão bem. Um colchão, uma cadeira e pouco mais e aqui está um ambiente perfeito. Só não gosto de ver os ramos secos, dispensava esse jarrão e trocava por um candeeiro de pé.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ORGANIZAR ESPAÇOS DE TRABALHO

Voltando ao ritmo normal, vou dedicar o resto da semana ao tema da arrumação. Quem o sugeriu foi a Telma Mota na sua candidatura ao sorteio da grinalda de papel de Tord Boontje e é para ela que vai a dita. Tenho pena que fossem tão poucas as candidaturas à grinalda que é tão gira. Provavelmente os meus caros(as) leitores(as) preferiam uma torradeira :-) ou então são mesmo tímidos(as), ou... hipótese mais plausível, não divulguei o suficiente. De qualquer forma, penso que nesta altura do ano, o tema da organização calha sempre bem e agradeço a sugestão.
Começo pelas zonas de trabalho e estudo... a escola está a chegar.

imagem Lei & Li

imagem Martha Stewart

A maior parte dos problemas de falta de espaço resolve-se facilmente e explica-se com duas palavras: deitar fora! Este é o princípio básico de qualquer esforço de organização e nada se faz sem ele.
De seguida, é necessário encontrar locais para arrumação bem identificados. Aqui entram as caixas, os móveis de gavetinhas, os arquivadores. Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar. Escolher peças bonitas... ajuda.
O terceiro ponto chama-se disciplina e é o mais difícil de conseguir. Passa por não deixar acumular a papelada, por criar rotinas de arrumação e arquivo e por manter sempre as coisas em ordem.
É preciso ainda não esquecer uma boa iluminação. Os candeeiros articulados são os ideais e devem ser colocados à esquerda de quem escreve com a mão direita, e do lado direito dos canhotos, para evitar as sombras. Gosto especialmente destes das imagens, esmaltados, de inspiração vintage.