sexta-feira, 31 de maio de 2013

IDEIAS À SEXTA

Adorei a simplicidade deste arranjo de flores secas quando o encontrei no pinterest. Não é tão fácil como algumas das ideias que costumo sugerir, mas também não é extraordináriamente dificil. 4 tabuinhas, um fundo de contraplacado, uma demão de tinta e já está. O passo a passo está aqui
Bom trabalho e bom fim-de-semana!

terça-feira, 28 de maio de 2013

ORGANIZAR, ILUMINAR, PINTAR

Aqui vai mais um desenvolvimento do tema de que andamos a falar há umas semanas. No recente post de ajuda, acrescentamos mais umas noções de bem iluminar. Agora vou finalmente resumir o que me parece importante transmitir: Um único ponto de luz no meio do tecto não é suficiente em nenhum ambiente! Há, pelo contrário, diversos tipos de iluminação a ter em conta: a iluminação geral dá uma luz uniforme mas um pouco impessoal e infelizmente em muitas casas é a única que encontramos. Está normalmente posicionada no tecto e ilumina de cima para baixo. 

Host restaurant via Design files
Para criar um ambiente acolhedor deverá ser complementada com diversos pontos de luz ambiente, mais suave, normalmente emitida pelos candeeiros de mesa com abat-jours, a distribuir por mesas de apoio, aparadores. Quanto maior for o espaço mais candeeiros irá necessitar e vale mesmo a pena pontuar cada zona com pequenos apontamentos de luz suave. Faz toda a diferença num ambiente!

Pode ainda haver necessidade de acrescentar luz directa a incidir sobre objectos ou zonas para cumprir determinadas funções, iluminar um quadro, uma zona de trabalho ou um cadeirão de leitura.

imagens via Pinterest

E cumpridas estas regras básicas um espaço está de certeza bem iluminado! Mãos à obra!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

DAVID BROMLEY

via The design files
Lembram-se de vos ter falado das casas que são autênticas instalações artísticas? No caso desta seria mais correcto chamar-lhe uma tela de pintura. Pertence a um casal de artistas australiano, Yuge e David Bromley que não hesitou em revestir as paredes com o seu trabalho, transbordando os limites de quaisquer molduras e preenchendo as superfícies por completo. O espaço é composto por um conjunto de cabanas de madeira inicialmente adquiridas para fim-de-semana, mas rapidamente adoptadas como residência permanente e atelier de trabalho/galeria. As madeiras mostram sinais do tempo, algumas foram pintadas de tom escuro, outras apenas tratadas mantendo a patine original. Há uma base sombria onde as cores sobressaem e os tons vivos se intensificam.
Mas a criatividade deste casal estende-se ao exterior onde encontramos enormes esculturas de arame em forma de animais, um velho carro abandonado, uma caravana Airstreem e ainda um school bus grafitado a preceito. O clima australiano permite que a vida se faça em simultâneo dentro e fora de portas, há aberturas rasgadas para o exterior onde se fazem refeições e até se pode tomar um banho.
Há muito para ver, por isso não hesitem, façam o favor de entrar nestas fotografias.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

MUSEU DO ORIENTE

O Museu do Oriente é um museu moderno. Apesar das exposições que ali visitamos serem sobretudo dedicadas à cultura oriental tradicional, há toda uma panóplia de actividades que nos permitem conhecê-la melhor. Os museus de hoje não são instituições estáticas, com quadros pendurados na parede, são estruturas dinâmicas em que os visitantes aprendem, interagem e saem de lá enriquecidos. E não falamos de interactividade digital, não se trata de carregar em botões ou olhar para monitores em movimento. À boa maneira tradicional as pessoas reunem-se para passar umas horas tranquilas, aprendendo e executando algumas das técnicas ancestrais dos povos do Oriente.  Sâo diversos os workshops que o museu oferece, mas para começar, aconselho-vos este, a pintura de uma chávena de chá. É leccionado pela Leonor da Lua Nova, cujos trabalhos criativos tantas vezes vimos publicados nas páginas da revista Ideias. 
Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A CARAVANA DA CLÁUDIA

Sexta-feira passada publicamos a nossa caravana de fantasia, onírica e irreal como qualquer produção fotográfica... pura diversão. Hoje temos uma Eriba de carne e osso. Onde uma família acampa... mesmo. Prática e funcional, cheia de ideias que se vão acrescentando a cada viagem: um saco para guardar pequenas coisas e manter a arrumação, uma cortina anti-mosquitos em trapilho e até um fiada de bandeirolas para avisar que ali é preciso ter cuidado com a cabeça. Tudo isto surgiu da criatividade e engenho da Cláudia, cujo blog há muito tempo acompanho e a quem pedi emprestadas estas imagens. As suas belas fotografias em planos aproximados desvendam pouco, não é o tipo de blog extrovertido que alimente o lado voyerista que todos temos. A sua presença na blogosfera é cautelosa, adivinhamos mais do que vemos, mas os seus posts repletos de poesia em forma de imagens ensinam-nos a encontrar beleza nas pequenas coisas do dia-a-dia. Obrigada Cláudia!








segunda-feira, 13 de maio de 2013

MINI-CASA



Segunda feira é dia de mostrar casas, mas... na sexta fomos acampar e os posts são como as cerejas, uns puxam os outros, eis que surge esta mini-casa - aliás um estúdio de música - que não poderia deixar de partilhar. Trata-se de um projecto de Piet Hein Eek, o sobejamente conhecido designer holandês que se especializou em mobiliário de madeira reciclada e de quem um dia destes falaremos de novo e em pormenor. Voltando à casa, por fora parece um monte de toros empilhados, mas por dentro é um espaço contemporâneo, funcional, mas muito acolhedor. Gosto do esquema monocromático, paredes, tectos e móveis da mesma cor, um repousante tom de azul. É um truque decorativo que resulta muito bem em áreas reduzidas, cria uma continuidade visual que parece  ampliar o espaço. Quem não gostaria de ter um refúgio destes na floresta?

via

sexta-feira, 10 de maio de 2013

DOLCE FARE NIENTE!


Produção Sofia Pinheiro, fotografia Margarida Dias

Para esta sexta, sugiro uma ideia diferente. Não façam NADA! Mesmo nada... esqueçam as tarefas obrigatórias e não inventem bricolage própria para dias de Inverno. Este fim-de-semana vão mesmo para a rua e aproveitem o bom tempo que vem aí! Até segunda!



terça-feira, 7 de maio de 2013

CASA COR RIO DE JANEIRO

Sei que este blog tem leitores brasileiros, às vezes enviam-me e-mails perguntando onde podem comprar isto ou aquilo porque aparentemente não perceberam que estamos em Portugal, deitando assim por terra todas as justificações para o polémico acordo ortográfico. Este post de hoje é uma homenagem ao design brasileiro, são imagens da última edição da Casa Cor-Rio de Janeiro, algo semelhante ao que se fazia em Portugal com a Casa Decor em que se recuperava um edificio histórico, sendo cada divisão atribuida a um decorador. Neste caso mostro-vos a proposta da arquitecta Giselle Taranto que simulou um lounge de um Hotel imaginário como contribuição para este evento. Manteve as paredes deterioradas, uma tendência cada vez mais recorrente e o pavimento também mostra todos os sinais do tempo. Tudo o resto é uma mostra do que fazem os maiores editores de design contemporâneo  internacionais. Que vos parece esta mistura? 




imagens arthitectural via pinterest


segunda-feira, 6 de maio de 2013

UMA CASA DE FELTRO

Quando falamos do trabalho da Mariela Dias, prometemos mostrar a casa de família que recuperou e onde agora vive e trabalha. As fotografias chegaram e cá estamos a partilhar. As paredes são brancas, à excepção de um ou outro apontamento colorido num papel de parede ou nos azulejos. A maior parte dos móveis são de linhas direitas, contemporâneas e são os acessórios hand-made, em feltro, que os tiram do anonimato.





Neste esquema contemporâneo integraram-se algumas peças recuperadas, como as cadeiras da casa de jantar e da cozinha e ainda uma inteligente transformação de antiga cabeceira de cama que se adapta uma estrutura de arrumação que substitui assim as mesinhas laterais


Os paineis nas janelas também são em feltro perfurado, a imagem de marca da Mariela.



Espero que gostem das 100IDEIAS deste espaço e aguardamos que nos mostrem as vossas ideias também!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

IDEIAS À SEXTA: DESENHA A TUA CASA!

via Pinterest
A ideia  que hoje vos trago corresponde a uma tendência divertida e bastante fácil de realizar. Como dar uma nova vida a uma parede, um velho móvel ou a um objecto mais pequeno como um abat-jour ou uma caixa? Precisamos de uma superfície branca e de um marcador preto, alguma habilidade manual e imaginação para criar em ponto grande um ambiente de Banda Desenhada inspirado nestes de menor escala.

Zoé de las cases

Mãos à obra e bom fim-de-semana!